Dependência química na adolescência

Dependência química na adolescência


A Dependência química na adolescência têm se mostrado um verdadeiro problema na sociedade atual, em uma época em que a juventude quer mais diversão do que outra coisa, a curiosidade e a vontade de fazer coisas proibidas tem levado muitos a dependência química de forma drástica.

O fato é que os adolescentes usuários de drogas realmente não são todos iguais, pelo contrário, podem ser bem diferentes uns dos outros, inclusive a personalidade. Logo as drogas que podem ser utilizadas também são diversificadas, ou seja, existe diversos tipos e várias formas de combinação de uso entre elas e a forma de usa-las.

Como ocorre a dependência química na adolescência?

A dependência química na adolescência pode começar por vários motivos, ou por uma série de fatores diferentes que levam ao adolescente à dependência química. O fato é que sabidamente a mente dos jovens é bem diferente da mente de um adulto por exemplo, sendo que o adolescente tende a ser mais sonhador.

O fato é que os adolescentes possuem uma mente cheia de sonhos, devaneios, e visam a felicidade, necessitam de autoafirmação, outros preferem chamar a atenção, enfim são vários os motivos que diferenciam um adolescente de um adulto já formado.

Sabidamente, porém, os adolescentes não gostam de esperar, querem o que desejam para agora e não depois, sendo que uma enorme parte da sociedade brasileira sequer consegue conquistar algo mesmo vivendo em uma vida cheia de expectativas.

Logo, a frustração pode ser o primeiro impulso do adolescente para a dependência química na adolescência, isso porque o mesmo começa curiosamente tentando entender ou provar a si mesmo que é só por uma vez, mas a química trabalha muito rápido e a grande maioria repete o ato.

Alguns dos motivos que levam os adolescentes ao primeiro contato com substâncias nocivas são o fato de querer chamar atenção dos pais ou de alguém, curiosidade sobre a sensação, possuem complexos interiores que não sabem como explicar, precisam se sentir aceitados ao menos no grupo de amigos tornando mais fácil a manipulação do mesmo.

Como funciona a internação para o adolescente dependente químico?

A dependência química na adolescência tende a ser mais perigosa do que um adulto dependente de drogas, isso porque os neurônios do adolescente estão em plena formação, o uso em tenra idade pode fazer muito mal e permitirá que o mesmo não tenha a mesma noção do que normalmente teria sem o uso.

O fato é que muitas clinicas oferecem internações, algumas como o Grupo Casoto por exemplo possuem uma metodologia diferenciada, isso porque como o dependente químico adolescente é diferente então os cuidados devem ser diferenciados também.

Sendo assim, é muito importante que os familiares no momento de buscar uma clinica para ajudar ao adolescente observem como funcionam os tratamentos, e observem as promessas, afinal atualmente muitos prometem coisas que não tem como cumprir de maneira simples.

O tratamento para a dependência química na adolescência é mais complexo e somente deve ser feito por pessoas especializadas, onde os adolescentes passam pela desintoxicação, pelas terapias para entender seu comportamento e por fim ao final de seu tratamento pelo período de ressocialização.