Internação Voluntária

Internação Voluntária


A internação voluntária faz parte do tratamento da dependência, sendo muitas vezes o primeiro passo para que a recuperação seja eficiente. Ao ter consciência de que está vivenciado uma situação prejudicial para si mesmo e para os outros ao seu redor, buscar um tratamento é fundamental para mudar o quadro em que está vivendo.

Buscando um tratamento, a internação em uma clínica de reabilitação consegue trazer o apoio que o dependente está necessitando. Através da ajuda de profissionais que poderão contribuir com o apoio especializado, o paciente consegue encontrar na clínica um local seguro para que seus vícios sejam tratados.

Os danos da dependência química

Com diferentes consumos de droga e de substâncias, cada pessoa tem um jeito diferente de lidar com essa substância. Os efeitos e as consequências do uso excessivo de alguma substância podem ser sentidos de maneira diferente, em alguns casos, tirando toda a consciência do dependente.

Com o tempo, a dosagem da substância acaba sendo maior, o que faz com que o controle seja perdido, não conseguindo mais ficar sem utilizar a droga. Assim, o indivíduo faz de tudo para conseguir sustentar a sua dependência, precisando de tratamento, que muitas vezes pode vir com o auxílio da internação voluntária.

A dependência química não é um problema apenas para a saúde física do indivíduo, mas também para a sua saúde mental. Muitas vezes, a dependência acaba também atingindo outros setores na vida do dependente, onde perde o contato com seus familiares, abandona os estudos ou perde o emprego.

Nesses momentos, em que começa a perder o que tinha conquistado, o dependente se vê ainda mais motivado em continuar consumindo a droga. É com a substância que acredita que consegue ter seus momentos de felicidade, não tendo motivos para largar, o que faz com que o vício apenas se agrave.

Como funciona a internação voluntária?

A internação voluntária é quando o próprio dependente solicita o tratamento. É em um momento de lucidez que ele consegue perceber que o vício já se tornou prejudicial para si mesmo, bem como para os seus familiares, amigos e pessoas que convivem com ele.

Através da vivência de uma situação muito ruim, em alguns casos, o dependente consegue perceber o que está fazendo consigo mesmo. Dessa maneira, tem a consciência de que precisa de um tratamento, sendo a internação voluntária a opção mais importante para que a recuperação seja eficaz.

Buscando a internação voluntária

O primeiro passo é pedir a internação voluntária, opção oferecida pelo Grupo Casoto com excelência. Nesse momento, o paciente consegue demonstrar que está disposto a mudar a situação em que está vivendo agora. Ele entende que o processo de reabilitação funciona, reconhecendo que a sua vida pode ser retomada através da ajuda de profissionais.

Como os usuários acabam sendo muito instáveis por conta da droga, é necessário tomar bastante cuidado com esses momentos. Às vezes, foi apenas um momento de lucidez que fez com que ele estivesse aberto a procurar a recuperação, por isso, é nesse momento que as pessoas próximas devem procurar a ajuda, para que essa ideia não seja descartada.