Saiba Tudo Sobre a Dependência Química

O uso descontrolado de substâncias psicoativas pode vir a causar dependência química, problema que leva desde pessoas mais jovens até pessoas mais velhas buscarem por clínicas de internação para dependentes químicos. Existem diversas substâncias que causam dependência. Entre elas estão o álcool, o tabaco, a cocaína e o crack. A dependência química se divide em duas partes: a dependência física, que é a necessidade fisiológica de consumir uma substância, e a dependência psicológica, que é a busca pela droga a fim de evitar a sensação de mal estar.

Não existe uma quantidade certa da droga para torná-la um vício, cada corpo reage de uma forma. Porém, existem substâncias que causam dependência com pouco tempo de uso. O crack, por exemplo, usado regularmente pode tornar seu usuário dependente em pouco mais que um mês.

Entre os sintomas da dependência química está a abstinência, que é causada pela falta física da substância. O usuário se torna ansioso e irritado, podendo sofrer efeitos mais fortes, como delírios e sofrimento físico. Sob crise de abstinência, o dependente pode agir por impulso.

Muitas vezes o usuário não admite sofrer de dependência química e se recusa a se submeter ao tratamento. É recomendável que os familiares busquem a clínica de internação para dependentes químicos, onde o paciente receberá o tratamento de acordo com a substância consumida.

Quanto mais destrutiva for a substância, mais cedo deve ser procurada a clínica de internação para dependentes químicos. Substâncias como o tabaco e o álcool podem levar anos para causar consequências graves. No entanto, drogas como a cocaína e a heroína geralmente têm efeitos mais graves e que se desenvolvem de forma mais rápida no corpo humano. Ainda assim, todo tipo de dependência deve ser tratado com o auxílio da clínica de internação para dependentes químicos.

Apoio ao usuário

Dentro da clínica de internação para dependentes químicos é comum que pacientes se mostrem relutantes, devido ao mal estar causado pela abstinência física e mental. O isolamento de ambientes e outros tipos de influências que estimulem o consumo de drogas é necessário, mas o apoio através de terapias ofertadas na clínica de internação, medicamentos, e profissionais especializados é dedicado a supressão da dor do paciente.