(11) 4249-2545 (11) 94797-6909

Consequências do Álcool no Organismo


Consequências do Álcool no Organismo

Na prática, isso significa que ele bloqueia as funções desse sistema. As moléculas de etanol, presentes nas bebidas alcoólicas, são muito pequenas e por isso conseguem atravessar com facilidade uma barreira que protege o cérebro das substâncias tóxicas. Uma vez que elas atingem esse órgão, afetam o movimento, a memória, a respiração e a concentração do indivíduo.

O abuso do álcool é capaz de trazer consequências devastadoras para a vida de quem cai nessa armadilha. As principais perdas são a da saúde que por sua vez prejudica o organismo e todo o corpo.

A primeira consequência negativa atinge diretamente o cérebro da pessoa que bebe: o álcool funciona como um depressor do sistema nervoso central.

O efeito imediato do álcool é a sensação de prazer, semelhante àquela provocada pelo consumo de chocolate ou pela relação sexual. Isso é mais um agravante, porque consiste em um estímulo a mais para a pessoa exagerar na dose.

Consequências do Álcool no Organismo


Quando o consumo se torna muito frequente, a pessoa sente a necessidade de ingerir uma quantidade cada vez maior para sentir o mesmo efeito de prazer, intensificando esses efeitos adversos cerebrais. E quando o consumo é interrompido de maneira abrupta, passar 8 horas sem a bebida já é suficiente para que a pessoa tenha os primeiros sintomas da abstinência, como irritabilidade, fadiga, tremores e depressão.

 

Outra consequência gravíssima: o álcool aumenta as chances de desenvolvimento de câncer em todas as partes do corpo que entram em contato diretamente com ele, como a boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, fígado. Por falar nisso, o fígado é o órgão que mais sofre com esse vício, podendo ter problemas como inflamação, hemorragia,

Hepatite e cirrose.


Quem consome álcool continuamente também tende a inflamar o pâncreas, destruindo seus tecidos e, por consequência, destruindo também as células do organismo que produzem o hormônio insulina. O resultado disso não poderia ser outro: desenvolvimento de diabetes.

 

O álcool torna mais difícil a absorção de vitamina B1, conhecida como tiamina. Isso provoca a chamada Síndrome de Korskoff, que tem como principais sintomas a paralisia de alguns músculos (o que dificulta movimentos simples, como o próprio ato de caminhar), distúrbios mentais e oftalmológicos.


Quantos problemas o abuso do álcool pode provocar? E perceba que nesse artigo abordamos apenas as consequências dele diretamente sobre a saúde. Existem muitas outras situações que ele causa, como por exemplo, acidentes de trânsito e episódios de violência. Por isso, o melhor é ficar longe dos excessos e do alcoolismo.

Prejudicar a própria situação financeira, deixando de pagar as contas ou de comprar itens de primeira necessidade para comprar bebidas alcoólicas. Em alguns casos, o alcoólatra pode até vender aquilo que tem em casa para conseguir dinheiro para beber, exatamente como acontece com drogas ilícitas.


A equipe da Clinica de Recuperação está a disposição para melhor orientar e atendemos todos dias nos telefones do site e também via Chat Online e WhatsApp. Não deixe de nos procurar !!!

Entramos em contato

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?