Papel das famílias na recuperação de dependentes de drogas

Papel das famílias na recuperação de dependentes de drogas


O Papel das famílias na recuperação de dependentes de drogas é o apoio, sendo fundamental no tratamento. Dói para o familiar ter que ver o ente querido se prejudicando, além de lidar com mentiras e o medo da pessoa ter problemas mais graves.

Faz parte da rotina da família ter que estar sempre atenta, cuidando para que os problemas da dependência não cresçam. A solução mais imediata é afastar o dependente das drogas, precisando do apoio de um tratamento com profissionais para se obter sucesso.

Ajuda ao dependente químico

Conviver com um dependente químico dentro de casa é difícil, além de muito desgastante, mas é preciso ter força para não confrontar o usuário diretamente. O Papel das famílias na recuperação de dependentes de drogas é demonstrar apoio, tentar dialogar e entender que é um momento instável e de dificuldades para ele.  

Questionar os motivos pelos quais ele começou a usar essas substâncias, buscar entender o que está passando na mente do dependente. A partir disso, é existe a necessidade de encontrar um lugar que ofereça apoio e suporte necessário para resolver esses problemas e acabar com o uso de drogas.

A família sozinha não consegue afastar o dependente químico da droga, pois trata-se de um problema de saúde. Por mais difícil que seja a convivência, expulsar o dependente de casa pode piorar os sintomas e a necessidade do uso de drogas agravando a dependência.

Papel das famílias na recuperação de dependentes de drogas

Há casos em que o dependente não reconhece o seu vício, por isso, a família precisa mostrar que não é a favor da dependência, conduzindo a conversa para a busca de ajuda para resolver essa questão. É fundamental conscientizar o dependente de que a dependência tem recuperação.

A família não pode se culpar achando que causa os vícios, sendo Papel das famílias na recuperação de dependentes de drogas o apoio. Não é papel do familiar controlar e nem curar a dependência. Esse papel deve ser encaminhado para os locais especializados no tratamento.

A compreensão dos familiares em entender que não são culpados é importante para demonstrar que não são a favor do uso da droga. Um passo importante para isso é buscar um tratamento, levando o dependente a entender a necessidade de interromper o uso da droga.

Clínica de Reabilitação

Faz parte do Papel das famílias na recuperação de dependentes de drogas também acabar com o incentivo, parar de pagar as dívidas, emprestar dinheiro, como acontece em alguns casos, criando mais problemas e não soluções.

A família, no entanto, pode se tornar uma colaboradora do vício inconscientemente quando não toma atitudes para ajudar o dependente e sofre com as consequências dessa inércia. Pode ser paralisador lidar com um dependente químico, mas não há solução melhor do que o tratamento.

O familiar também precisa de apoio, mas também precisa dar esse apoio como parte do Papel das famílias na recuperação de dependentes de drogas. O Grupo Casoto oferece um local com apoio as famílias, com profissionais de qualidade para oferecer o melhor no tratamento de dependência química.