(11) 4249-2545 (11) 94797-6909

Resgate de Dependentes Químicos


Resgate de Dependentes Químicos

Em muitos casos, quando uma família possui um ente dependente de substâncias químicas, é necessário contratar o serviço de um resgate de uma clínica de reabilitação e tratamento de dependentes químicos .

Esta alternativa é uma medida bastante delicada, pois já se trata do avançado estágio de dependência do indivíduo. Existe todo um processo de aceitação dos próprios familiares e a pesquisa por clínicas que ofereçam um bom tratamento.

A parte mais complicada nestes casos é conversar sobre a decisão com o próprio dependente químico. Quando a atitude parte da própria família, é porque, geralmente, o viciado não tem consciência da sua condição.

Neste é caso, é necessário todo um trabalho diferenciado, classificado pelas clínicas de reabilitação como “resgate involuntário”.

Resgate involuntário de dependentes químicos

Quando a abordagem optada pelos familiares é o resgate involuntário, significa que o dependente químico não sabe que vai acontecer a sua internação. De modo geral, eles não têm ciência do seu estado de vício e quando discutem o assunto, negam ao tratamento.

Nestas situações, é necessária a abordagem dos enfermeiros da clínica para encaminhar o paciente a clínica especializada em tratamento de dependentes químicos.

Em alguns casos, para manter a discrição e evitar uma possível atitude agressiva do paciente, os enfermeiros vão descaracterizados até a residência do dependente, ou seja, eles não usam seus uniformes, a fim de não surpreender o paciente. O carro que irá transportar o indivíduo também é discreto.

No resgate descaracterizado, a família já combinou a intervenção com os
profissionais anteriormente.

Resgate voluntário de dependentes químicos

No caso do resgate voluntário de dependentes de substâncias químicas, o próprio paciente tem consciência da sua condição e busca a ajuda do tratamento, para se curar do vício. Nesta situação, não há a necessidade da intervenção de terceiros.

Cuidados na hora do resgaste de dependentes químicos

Qualquer resgate de pessoas dependentes químicas é feita por uma equipe de profissionais especializada. São técnicos preparados para cada tipo de situação de socorro, visando o bem-estar do paciente.

Os enfermeiros e médico responsável pelo tratamento têm preparação para lidar com todo o tipo de paciente, desde os mais calmos até os mais agressivos. Quanto mais dados os profissionais tiveram, mais bem sucedido será o resgate do dependente.

Apesar da precaução, eles têm uma ficha com todas as informações fundamentais do paciente.

O mesmo é válido para a família que deve ter todas as informações necessárias sobre a clínica de reabilitação e procedimentos realizados pelos seus profissionais.

 

 

Entramos em contato

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?