Clinica de internação para Dependentes Químicos Alcoolismo

O alcoolismo é uma doença química caracterizada pela dependência ao álcool. O costume de consumir álcool é bastante antigo, existindo desde cerca de 6000 anos a. C. A droga chegou a ser proibida nos Estados Unidos entre os anos 1920 e 1933 na conhecida Lei Seca. Atualmente, o consumo de álcool é permitido para maiores de 18 anos no Brasil.

Em moderação, o álcool não causa grandes danos à saúde do corpo humano. No entanto, cada vez mais pessoas buscam clínicas de internação para dependentes químicos devido ao alcoolismo.

Consequências do alcoolismo
O consumo excessivo de álcool pode ter efeitos imediatos, como a perda de reflexos, tonturas, enjoos e vômito. A longo prazo, o alcoolismo pode gerar doenças ainda mais graves. A cirrose é uma das mais conhecidas. A doença é caracterizada por lesões hepáticas no fígado, causadas pelo abuso do álcool. E não é preciso beber muito para desenvolver a cirrose: menos de um litro de cerveja diário já aumenta as chances de contrair lesões.

Apesar de ser uma das doenças mais alertadas, a cirrose não é a única consequência do alcoolismo. O consumo de álcool também pode causar gastrite, neurite e pancreatite. Efeitos psicológicos também estão na lista dos males da dependência química. O usuário sob o efeito do álcool se torna mais vulnerável e perde parte de sua coordenação motora. O tratamento adequado deve acontecer na clínica de internação para dependentes químicos, com o auxílio de profissionais especializados.

A clínica de internação para dependentes químicos associa tratamento físico e psicológico de acordo com a necessidade e o grau de dependência do usuário. O atendimento personalizado é parte importante dessa fase, pois busca adaptar o método de acordo com o que cada paciente necessita. O usuário também deve contar com o apoio de familiares e pessoas queridas.

O acompanhamento médico após a saída da clínica de internação para dependentes químicos também é essencial. Como o álcool é uma droga socialmente aceita, o usuário deve estar preparado para se reestabelecer. Terapia e mudança de hábitos são tão importantes quanto o tratamento dentro da clínica de internação para dependentes químicos, para que o paciente consiga retomar sua vida sem o consumo de álcool ou qualquer outra substância psicoativa.