(11) 4249-2545 (11) 94797-6909

Consequências das drogas na gravidez, fatos e verdades


Consequências das drogas na gravidez, fatos e verdades

Drogas e gravidez: Seja planejado ou não, você deve tentar levar um estilo de vida o mais saudável possível durante e após a gravidez. Mesmo as drogas que parecem não fazer mal a você podem ser prejudiciais ao seu bebê. 

A pesquisa mostra que as drogas que você usa na gravidez podem influenciar seu filho mais tarde na vida. É importante falar com o seu médico de família ou com o pessoal da maternidade se sentir que precisa de apoio para deixar de fumar e beber durante a gravidez, especialmente se estiverem envolvidas outras drogas como canábis, cocaína, heroína ou metadona.

Como as drogas podem afetar seu bebê:

Se você bebe ou usa drogas, seu bebê também. Quaisquer drogas que você usa entram na corrente sanguínea e passam para o bebê através da placenta. Os efeitos das drogas em seu bebê dependem do estágio de desenvolvimento do bebê e da quantidade de droga que você usa. 

Embora os efeitos de diferentes drogas possam variar, seu bebê é extremamente vulnerável às toxinas encontradas em todas as drogas.

Abaixo estão informações sobre os efeitos conhecidos do uso de drogas no bebê.

Como as drogas afetam seu bebê em diferentes estágios de desenvolvimento:

Álcool

Não há nível seguro de álcool na gravidez, por isso é melhor parar completamente. Sabemos que o álcool é prejudicial ao seu bebê em crescimento, pois causa danos ao sistema nervoso central. Também causa defeitos congênitos. Beber qualquer quantidade pode aumentar o risco de aborto espontâneo. 

Beber regularmente pode afetar o tamanho do seu bebê, então eles nascem muito menores do que o normal. Você pode não ver os efeitos quando seu bebê acabou de nascer. 

À medida que crescem, as crianças que foram expostas ao álcool durante a gravidez geralmente apresentam falta de atenção e hiperatividade. Se você bebe regularmente, seu bebê corre o risco de desenvolver uma condição grave chamada síndrome alcoólica fetal. Isso afeta o crescimento do seu bebê e ele pode nascer com uma cabeça pequena – um sinal de crescimento cerebral deficiente, defeitos faciais e problemas mentais e comportamentais.

Tabaco

Fumar faz mal à saúde de qualquer pessoa. Se você fuma cigarros durante a gravidez, todos os produtos químicos tóxicos que passam para você também são passados ??para o seu bebê. O risco mais comum é que seu bebê nasça menor e mais fraco do que o normal, então é mais provável que ele fique doente. Fumar pode danificar a placenta, causando ruptura ou descolamento. Isso aumenta o risco de aborto espontâneo e parto prematuro. 

Os produtos químicos que você inala, como o monóxido de carbono, podem reduzir o suprimento de oxigênio do bebê. A nicotina causa o estreitamento dos vasos sanguíneos e pode diminuir a quantidade de sangue, oxigênio e nutrientes que chegam ao bebê. A nicotina também suprime o apetite, então você pode não comer o suficiente para você e para o bebê. Tudo isso pode afetar o crescimento e o desenvolvimento do bebê. 

É melhor parar de fumar completamente quando estiver grávida, para o bem de sua própria saúde e de seu bebê. Nunca é tarde demais para parar de fumar durante a gravidez – parar em qualquer fase reduz os riscos para o seu bebê.

Maconha

Se fumar cannabis com tabaco, o efeito no seu bebé será o mesmo que o anterior. É difícil saber quais efeitos são causados ??apenas pela cannabis, já que geralmente é misturada com tabaco ou usada com álcool. 

A cannabis atravessa a placenta da mesma forma que todas as outras drogas, por isso é um risco para a saúde do seu bebê. Pode aumentar o estresse em recém-nascidos e tornar as crianças mais impulsivas, de modo que alguns efeitos podem surgir apenas mais tarde na vida.

Cocaína

Se você usa drogas estimulantes, como cocaína e anfetamina (speed), seu bebê pode nascer menor e com problemas. O uso de cocaína pode levar a complicações muito sérias na gravidez e pode causar um derrame no bebê. 

Eles também podem sofrer abstinência após o nascimento. A cocaína também tem sido associada a defeitos cardíacos no bebê e pode levar a dificuldades de aprendizado à medida que crescem.

Heroína

Opiáceos como heroína, metadona e morfina atravessam a placenta para o bebê com grande facilidade. Seu bebê pode ficar viciado e passar por abstinência após o nascimento. Você também corre o risco de complicações na gravidez, parto prematuro e defeitos congênitos. 

Se você injetar heroína, corre o risco de contrair HIV se estiver compartilhando agulhas. Se você contrair o HIV, há um alto risco de você transmitir o vírus para o seu bebê – pergunte ao seu médico sobre como prevenir isso. O impacto de tomar drogas durante a gravidez pode resultar em maus hábitos alimentares, falta de exercício e outros problemas de saúde – estes também podem afetar o desenvolvimento do seu bebê.

Medicamentos prescritos

Medicamentos prescritos e de venda livre também podem representar um risco para o seu bebê. Todos os medicamentos passam para o bebê através da placenta. Antes de um medicamento ser vendido, são realizadas pesquisas para determinar se é seguro tomá-lo durante a gravidez. 

Ao comprar medicamentos sem receita, seu farmacêutico deve ser capaz de aconselhá-lo sobre isso. Se lhe forem receitados quaisquer medicamentos, o seu médico irá informá-lo sobre quaisquer riscos. Se estiver a tomar medicação antes de engravidar, deve falar com o seu médico sobre se deve continuar a tomá-la. 

Alguns medicamentos prescritos podem ser usados ??de forma abusiva, como os benzodiazepínicos. Você pode usá-los como comprimidos para dormir ou tranquilizantes (por exemplo, Valium). Estes podem causar problemas para o seu bebê.  

Onde obter ajuda e suporte

Se você conhece alguém que está passando por este processo de dependência química ou alcoolismo durante o per&i

Entramos em contato

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?