(11) 4249-2545 (11) 94797-6909

Como Fazer o Tratamento de Alcoolismo


Como Fazer o Tratamento de Alcoolismo

O alcoolismo talvez seja o vício em drogas mais difícil de ser identificado por conta do seguinte fato: consumir bebidas alcoólicas é algo comum e recorrente para grande parte da população adulta. Por esse motivo, nem sempre é fácil perceber que o consumo já deixou de ser social para se tornar compulsivo. Outro ponto importante é que o álcool é uma das drogas de acesso mais fácil, o que também contribui com o vício.

O que é alcoolismo e como fazer o tratamento ?

Como o próprio nome diz, o alcoolismo é a dependência de uma pessoa das bebidas alcoólicas, sendo considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). É ligeiramente diferente do abuso de álcool, porque quando o indivíduo já é um alcoólatra, ele perde o controle sobre a vontade de beber e se torna fisicamente dependente. Mas é claro que o abuso pode, aos poucos, culminar em um quadro de alcoolismo, por isso precisa ser contido.

 

Para identificar um caso de alcoolismo, é fundamental observar os principais sintomas:

Dificuldade de controlar o consumo, ou seja, quando a pessoa começa a beber, não consegue mais parar, mesmo querendo isso. É um sintoma que está diretamente relacionado à compulsão, que é aquela necessidade incontrolável de beber;

Tolerância, que significa que com o passar do tempo, a pessoa sente que precisa beber cada vez mais para atingir o efeito “desejado”. Ou seja, precisa beber oito doses para ter a satisfação que antes tinha com duas e esse número vai aumentando progressivamente;

O alcoólatra tem sintomas físicos de abstinência. Depois de algumas horas sem ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica, começa a ter ansiedade, sudorese, irritabilidade, perda de concentração e outros sinais, como se o organismo estivesse pedindo pela bebida;

Prejudicar a própria situação financeira, deixando de pagar as contas ou de comprar itens de primeira necessidade para comprar bebidas alcoólicas. Em alguns casos, o alcoólatra pode até vender aquilo que tem em casa para conseguir dinheiro para beber, exatamente como acontece com drogas ilícitas.

Uma vez identificados esses sintomas, o primeiro passo para sair dessa é reconhecer que precisa de ajuda e recorrer às pessoas mais próximas. Como já foi dito, o alcoolismo é uma doença, portanto, precisa de atendimento médico como qualquer outra. Alguém que se encontra nessa situação jamais deve pensar que o ato de pedir ajuda para parar de beber é um ato de fraqueza moral. Pelo contrário, é uma grande demonstração de coragem.

 

Depois de procurar um médico, vai começar o tratamento, que depende muito de cada caso, pois o alcoolismo pode ter graus diferentes. É possível que o dependente precise passar por um processo de desintoxicação, retirando do organismo dele todos os resquícios do álcool, com total segurança.

 

Entre em contato com a nossa clínica de reabilitação, conheça os tratamentos disponíveis e vamos juntos encontrar a melhor forma de tirar essa pessoa do vício em drogas é a internação e tratamento.

A equipe da Clinica de Recuperação está a disposição para melhor orientar e atendemos todos dias nos telefones do site e também via Chat Online e WhatsApp. Não deixe de nos procurar !!!

 

 

Entramos em contato

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?